Você tem o costume de almoçar ou jantar com sua família?















Ao ler este artigo pensei: parece algo tão simples, mas que muitos estão deixando de praticar pensando que não é necessário, ou que é bobagem, mas na verdade é muito importante este momento que a família compartilha na hora do almoço ou do jantar.

Com tantos afazeres diários, trabalho, escola, universidade, compras, limpeza da casa, cabelereiro, manicure, lavar, passar, etc,etc,etc...é muito importante separar um tempo para estar com a família na hora de alimentar-se.

Apenas 2 em cada 10 famílias almoçam juntas


Apenas duas em cada dez famílias almoçam juntos, devido ao acelerado ritmo da vida moderna e da necessidade que os  pais tem de  trabalhar fora de casa, o que preocupa o fortalecimento dos laços familiares, de acordo com uma pesquisa realizada no Peru.

Mas qual o motivo para tal resultado?

Os resultados da pesquisa também revelam que as poucas oportunidades que a família tem de compartilhar juntos  são interrompidas com aparelhos como televisão, computador, jogos online e o telefone celular. 

A psicoterapeuta familiar deste centro de pesquisas, atribuiu esse novo comportamento social ao excesso de obrigações, excessivas horas de trabalho, cansaço intenso e o stress decorrentes do trabalho e dos compromissos sociais. Isso , certamente, ameaça a vida em família.

Recomendações:

O especialista exorta a não perder de vista os valores fundamentais que são favoráveis à vida familiar e que, apesar do trabalho dos pais e das diferentes atividades realizadas pelas crianças, este tempo deve ser usado para se comunicar, para expressar experiências, satisfações e frustrações.

“A família é, por excelência, o lugar onde se aprende a amar, onde se expressam os afetos, a tolerância, a solidariedade; as regras são assimiladas, o respeito e a empatia são cultivados. É onde são ensinados e aprendidos os valores e disciplina segundo os padrões familiares”.

Não se esqueça:


Resgate este ritual de reunião familiar como uma estratégia para consolidar a formação emocional e espiritual dos filhos. “Uma boa conversa, nesta hora, garante filhos estáveis emocionalmente, uma boa relação com os pais, uma melhor comunicação e perspectivas menores de depressão, angústia ou vícios”.

Traduzido do jornal online www.laindustria.pe

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...